Favoritos dos últimos dois meses!

Arquivo de the body shop - Raquel Abel
Olá a todos, Passaram-se 42 dias de quarentena em casa, não sei quando poderei sair dela. Mas não podia deixar de vos indicar os meus favoritos nestes quase mês e meio de quarentena!

1. Comidas favoritas: Pois é andei a experimentar algumas receitas, como toda a gente, além de ter resgatado alguns pratos antigos também! No mês de abril limpei a dispensa da comida hipoproteica por terem chegado algumas caixas com produtos que eu não costumava pedir, mas decidi voltar a experimentar! Possivelmente alguns vão se tornar novos básicos cá em casa.




1. Canja de galinha rápida da Promin: Está é uma sopa pré-feita que nos dá o hospital do Porto e comecei a gostar imenso desta sopa rápida e sabe mesmo a galinha!
Demora dois minutos a fazer é ideal quando acaba a sopa de legumes e estamos com preguiça de fazer uma nova!

2. Refeição fora de casa: 8 de março com cogumelos da Serra da Estrela a acompanhar!
Foi a última refeição que fiz fora de casa no dia 8 de março com o meu pai. Fomos ao restaurante que fica no campo de ténis do Covelo (Clube de campo) e adorei a entrada vegetariana deles que se pode encaixar na minha dieta sem proteína. São cogumelos selvagens da zona com alho e coentros uma maravilha! Ao lado, temos um prato que fizeram de legumes para mim com batata doce. 


3.  Bife com batatas fritas e massa: É finalmente acertei com uma receita de bife sem proteínas (realmente sem proteínas) que gostasse. Esta leva cebola, alho, beringela, pão, salsa, queijo vegan e temperos. É uma delícia e não fica todo desfeito quando fritamos!
As batatas fritas também são caseiras!

4.  Comida de Páscoa: Tarte de legumes com salada, massa e batata doce!
Esta tarde a última vez que a fiz foi no ano passado para levar para Badajoz como comida para alguns dias. Tive saudades dela e também tinha imenso alho francês para gastar que fiz este prato maravilhoso!
Andei a comer esta tarte durante três dias… 

 5. A melhor sobremesa de sempre Leite Creme!!!! : Feito com um preparado de leite creme do pingo doce e leite de arroz com baunilha da Alpro. Adorei acompanhar com frutos vermelhos! Pena que já terminou porque era delicioso!

6. Massa oriental: Receita de uma mãe metabólica que queria experimentar há imenso tempo, mas faltava-me a massa aletria do hospital que só chegou em abril.  Foi uma das últimas receitas que fiz e adorei! Parece mesmo aquela massa chinesa ou japonesa que se come na sopa. Uma receita a repetir com certeza e mais um produto que nunca peço que vai ser um dos meus básicos com certeza!

 7. Couve-flor Gratinada: Surpresa! para quem não gostava muito de couve-flor já é a terceira receita que consigo fazer com ela. Basta cozer a couve-flor até ficar tenrinha e depois colocar num pirex com molho bechamel (farinha e leite de arroz com queijo), queijo e pão ralado por cima e levar ao forno!

 8. Cereais hipoproteicos: Confesso que não sou muito adepta de cereais, mas quando não há pão é o que como. No entanto, ultimamente tem me apetecido cereais mais vezes! Estes são de morango, tenho de chocolate e também de mel com a fórmula MSUD 2.
 Em tempos de quarentena, temos de dar valor ao que temos de mais simples, recebi notícias que algumas pessoas com a minha patologia tiveram problemas no acesso ao tratamento (comida sem proteínas, fórmula ou até exames ou consultas). Eu sou uma sortuda, porque não me faltou nada disso durante a quarentena, graças aos médicos (nomeadamente a nutricionista), aos laboratórios quer portugueses quer estrangeiros, aos ctt que trouxeram tudo cá a casa e ao senhor da farmácia! Um bem haja a esses heróis que zelaram por nós!



Outra coisa importante: Tive três consultas telefónicas com os meus médicos, visto que não posso sair de casa para ir á consulta normal, nem devo! Foram muito atenciosas as nutricionistas que me fizeram o acompanhamento, como tenho andado bem finalmente as coisas acalmaram depois de tantas vezes doente!
Look do carteiro: Sim, a máscara que companhia me fez cada vez que tive de ir buscar cartas ou encomendas ao carteiro, desculpe se o assustei! Também claro as vezes que a cadela fugiu. Quem acompanha os meus diários da quarentena divertidos com todas as peripécias dos bichos cá de casa.

2. Posts importantes que escrevi: Durante a quarentena procurei manter-me ativa, quer dizer, deu para escrever alguns posts no meio da faina diária! Deixo o link de alguns deles:

4. Cursos online: 

Cursos Online - AEFMUP


Desde janeiro que me tenho entretido com cursos online do sindicato CCOO que conta para as oposiciones em Espanha que entretanto foram adiadas um ano devido ao vírus. 

Fiz um em janeiro sobre avaliação e estanders de aprendizagem, no mês de fevereiro e março um sobre neuroeducação e este mês um sobre gaming e ferramentas educativas. 
Com as aulas online, também surgiram cursos grátis da Escola virtual e os Webminares da Leya para os professores no youtube que são muito interessantes! Obrigada Leya, Porto editora e Escola Virutal.


5. Estudo em casa; Estudo com autonomia; Aprendo em casa 


Para quem ainda não viu desde do dia 20 de abril recomeçou a telescola em Portugal, numa parceria entre a RTP, Escola virtual e o ministério da educação. Com o intuito de auxiliar tanto professores como alunos no ensino á distância. Na RTP portuguesa temos aulas das várias disciplinas do pré-escolar ao 9ºano. Na RTP Açores temos aulas do pré-escolar e primeiro ciclo e na RTP madeira temos aulas do ensino secundário das várias disciplinas flucrais. Pode ser assistido através da televisão no canal RTP memória, RTP Açores, RTP Madeira de segunda a sexta das 9h da manhã até ás cinco e meia na RTP Memória e nos restantes até ás 13h. Também podemos assistir online através destes endereços:

6. Projeto Teachers4covid

Teachers4Covid by PupilUP
Encontrei este projeto num grupo de professores no Facebook e achei muito interessante. É um projeto que junta pais que estão a trabalhar na linha da frente do vírus que precisam de um explicador para os seus filhos e professores que podem ajudar nessa tarefa! 
Mais informações em: https://www.teachers4covid.org/

7. Livros que li

O Ano da Morte de Ricardo Reis - Livro - WOOK

Este primeiro livro li porque ao inscrever-me no projeto acima mencionado fui solicitada para dar explicações a uma aluna de 12ºano. Eu ainda não tinha lido a obra obrigatória para esse ano, por isso pus mãos á obra. Acabei por gostar muito mais do que o "Memorial do convento". 
O Que É Meu É Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso ... 
Ainda não terminei este livro, mas quando terminar irei escrever um post alargado sobre ele. É super interessante!

8. Youtubers que mais acompanhei!

Larissa Oyama


 

É uma youtuber brasileira descendente de japoneses que faz vídeos de organização, gaming do the sims e vlogs! Tem três canais de youtube que são Lari Lari ; Lalalandgames e
Lari Oyama


De comédia temos o Helfimed

É muito divertido e com o sotaque de São Miguel é de partir o coco a rir!!!!

9. Música favorita


Esta música foi tocada no live no instagram dos Efecto Mariposa sobre músicas deles que não costumam tocar nos concertos. Esta foi a que mais me fascinou!

Da mesma live e pode ser antiga, mas a mensagem é muito atual!

10. Hábitos novos: 
Estes meses em casa mudei um pouco os meus hábitos como fazer a cama todos os dias quando me levanto que te dá a sensação de dever cumprido. Também a de fazer exercício duas vezes por semana que me deu mais energia para estar bem física e mentalmente!

11. Objeto preferido Phones!
Fone de Ouvido Bluetooth inPods 12 TWS Sem fio Verde

Uso imenso para jogar e ouvir música enquanto faço exercício físico. 

12. Apps favoritas

Paso a paso: cómo crear un Kahoot! para usar en clase
Esta é uma das apps educativas que uso imenso agora para fazer materiais educativos para os meus alunos! 

13. Jogo favorito SIMS 2



Tenho voltado ás origens! Sempre gostei deste jogo desde que ele saiu em 2004 e sempre foi mais divertido do que os sims 4 que todos andam a jogar nesta quarentena!

0 comentários:

Enviar um comentário