Covi 19 e o pánico criado no mundo!

Resultado de imagen de coronavirus.png 
Bom dia a todos, escrevo-vos desde da minha casa porque estou em quarentena voluntária. Calma, não tenho o vírus, só tenho uma doença rara e decidi proteger-me. 
Sei que este é um dos assuntos mais pesquisados, falados ouvidos em todo o mundo e em Portugal nos últimos dias e semanas… 
Pergunto para quê tanto pánico?
Entendo que um vírus como este pode matar algumas pessoas e á medida que os casos foram descobertos em vários países, as pessoas foram "bombardeadas" todos os dias com notícias verdadeiras ou falsas na internet, televisão, rádio, todos os meios de comunicação incluindo a fofoca (mexericos) sobre o vírus e o seu poder. 
Entendo o apelo do governo para que as pessoas fiquem em casa, que se protejam, que lavem as mãos e todos aqueles conselhos que ouvimos todos os dias. Tem um grupo de pessoas que não estão nem aí para o problema, que simplesmente continuam a fazer a sua vidinha como se aquilo não fosse comigo e ainda está longe, para quê preocupar-me!
A essas pessoas o único apelo que façam é ouçam o que recomenda o governo, vejam o que está a acontecer nos outros países afetados que têm uma fase da pandemia diferente da nossa fase. Eu como doente rara, crónica e com baixa imunidade estou a fazer a minha parte. Sigo as recomendações de higiene e tenho ficado em casa. O máximo que posso fazer é isto e ir ao jardim de vez enquanto apanhar um pouco de sol, sentir o vento na cara. Tenho familiares na área da saúde que estão na linha da frente a combater o vírus e só respeito o esforço deles mantendo-me em casa, tranquila e com a doença rara controlada. Tento manter-me ocupada em casa, mas estou a fazê-lo desde fevereiro. Não por este vírus, mas sim por ter apanhado duas gripes em dois meses e preferir não apanhar mais alguma infeção e descontrolar a minha patologia de base. Portanto fiquem em casa, aproveitem para fazer uma arrumação geral nela, ver um monte de filmes e séries, fazer uns cursos online por exemplo… Para o vosso bem, o bem dos profissionais de saúde, para o meu bem e de todos aqueles que por algum motivo pertencemos a grupos de risco para este ou qualquer vírus.
No entanto, há um outro conjunto de pessoas que estão em pánico, mas de um modo surreal! Desde correntes, grupos no Facebook a pedir a quarentena, imensos vídeos de imagens partilhados e repartilhados por todos! Até orações a Deus e a corrida desinfriada ao supermercado ( se fosse para comprar comida eu entendia, mas papel higiénico?), entre outros milhões de exemplos!
Essas pessoas estão possuídas, por assim dizer, por um nível de ansiedade que acredito que não seja delas. Um nível de ansiedade que vem do excesso de informação diária que somos bombardeados sobre o tema! Eu pessoalmente deixei de ver as notícias, de seguir grupos e pessoas na internet e jornais que viviam falando do tema a todas as horas...
Tal atitude da minha parte reduziu imenso essa ansiedade que não deixa ninguém dormir… Dormir e comer bem ajuda nas defesas contra as infeções e os vírus. Entendo a gravidade da situação e de que não será fácil para todos nós mudarmos os nosso hábitos e ficar isolados em casa por tempo indeterminado.
Ainda assim, alimentar este pánico e esta ansiedade não faz bem a ninguém. Tentem ocupar a cabeça com outras coisas, ler um livro que está na vossa mezinha de cabeceira há meses, ver um filme que sempre quiseste ver na televisão ou computador, começar um projeto novo que tinhas na gaveta, pôr o sono em dia, etc Tens imensas coisas que podes fazer através de casa até fazer cursos online para aprender coisas novas! Também podes aproveitar para pensar sobre a sua vida e as coisas que temos! Ser grato por estar bem e viver num país onde existe um sistema de saúde que cuide de nós. 
Vamos ficar todos bem! Fica em casa e tenta descobrir novos passatempos !

0 comentários:

Enviar um comentário