OrganiCup Portugal - O copo mestrual vegan (8)

Eu sei o que devem estar a pensar o que é isso? Que invenção é essa? copo menstrual, mas porque é que estás sempre a inventar Catarina? Calma, eu explico isto veio revolucionar aqueles dias maus que todas as mulheres até à menopausa têm em cada mês. Isto é o fim das preocupações!
Esta coisinha é o sossego para qualquer mulher é o fim daqueles acidentes menos agradáveis quando o período passa o penso e vai para as calças e ficas toda suja... Eu comecei a pesquisar muito sobre o assunto do copo menstrual ou coletor menstrual devido a ter descoberto que até os pensos eram testados em animais, para além de eu há coisa de ano e meio começar a fazer alergia aos pensos higiénicos comuns e nunca usei um tampão antes...
Andei quase um mês e meio pesquisando sobre o assunto, falei com algumas meninas no grupo que usavam este método e como adoravam e que deixaram de se preocuparem com o período e com aquela insegurança se estava suja ou não naqueles dias... Até com revendedoras da Meuluna e vários vídeos da marca, mas custava-me dar 25 euros por algo que eu nem sabia se resultaria comigo...
Encontrei na Bazar Bazar (mencionado neste post) um copo menstrual da OrganiCup Portugal que prometia ser vegan certificado e orgânico e fácil de utilizar com uma garantia de 10 anos.
Falei com eles através do facebook e foram muito queridos e tiraram-me as dúvidas todas e também ajudaram-me a escolher o tamanho e a colocar e acompanharam o processo desde que o recebi até atinar como utilizá-lo.
 
Demorou dois dias a chegar e não paguei portes com o desconto da bazar bazar ficou-me por 23 euros e pouco. É uma caixa de cartão reciclável que vem com as instruções em inglês por toda a caixa, bem como as vantagens da utilização do mesmo. Por dentro vem um manual de instruções em português de como dobrá-lo e colocá-lo.
O copo tem dois tamanhos o A para quem não fez parto vaginal que era o meu caso e o B para as mulheres que o fizeram. Na caixa trazia uma bolsa de algodão onde estava o copinho. 
Ele é fléxivel deve-se dobrar em C ou em Bico para o introduzir no canal vaginal e fica preso devido ao vácuo que se forma quando ele abre completamente e a aste ajuda a retirá-lo de 12 em 12 horas e é lavável com água. 
Nas instruções aconselham antes da primeira utilização cada mês a colocá-lo durante 5 minutos numa panela com água a ferver para desinfetá-lo.
Isto chegou a três dias de terminar o meu período e decidi logo utilizá-lo, mas tive muita dificuldade ao início em colocá-lo e quando consegui doia-me tanto quando me movimentava ou ia à casa de banho que me criou uma espécie de infeção. Dois dias depois deixei de o usar para curar a infeção e as dores que teimavam em desaparecer...
Contactei tanto a loja onde o comprei como a marca para tentar entender o que se passava se era eu que não o colocava correto ou era o problema dele não caber no meu canal!
Ajudaram-me imenso e quando terminou o período voltei a tentar mas com a ajuda do site da marca e um vídeo do youtube:


E a minha felicidade quando consegui colocá-lo direito! Preocupada para saber se abriu se estava bem colocado porque eu não o sentia sequer e quando ia à casa de banho não doía nem a tirar. 
Neste momento vou no meu segundo período e o primeiro só com o copinho e já retiro e coloco à primeira sem problema. O truque é colocá-lo para baixo e não no colo do útero e colocar molhado com água que ajuda muito, para retirar é puxar a base e entra o vácuo e ele vai saindo com os movimentos normais da vagina. 
Em um ano recupera-se o valor que investiste e também acabam-se as preocupações. É preciso calma e paciência para todo este processo...
Obrigada à OrganiCup por todo o apoio durante o processo de adaptação.

0 comentários:

Enviar um comentário