Bullying o que é isto afinal? - A minha experiência

Resultado de imagem para BULLYING TUMBLR

Bullying é um termo inglês que muita gente pronuncia, mas muitas delas nunca sentiram na pele a força e o significado real dessa palavra... É um misto de sentimentos negativos de nós para nós próprios devido às atitudes dos outros... Anda de mãos dadas com o preconceito e pode marcar a vida de uma pessoa de uma forma muito negativa... O bullying e eu...
O preconceito são ideias que tens processadas em ti devido à tua educação para com vários tipos de pessoas por serem diferentes de ti, muitas delas negativas...
O bullying aparece aliado a essas ideias e a um sentimento de superioridade perante o outro... Para que seja feito necessitamos de humilhar e rebaixar o outro de forma psicológica, física ou verbal...
Eu fui vítima de bullying toda a minha vida, somente por ser diferente dos outros...
À medida que fui crescendo as marcas do bullying não desapareciam, tenho uma grande dificuldade de fazer amigos e de confiar neles, temo sempre que as pessoas me julguem ou me humilhem por ser como sou... Ganhei insegurança tanto comigo mesma como com os outros e vivi sempre com um escudo, uma espécie de máscara que ocultava o meu interior das atitudes más dos outros...
Eu sempre fui uma miúda tímida, que vivia no seu mundo e que tinha alguma dificuldade em relacionar-se com as pessoas da minha idade por não gostar das mesmas coisas que eles, notou-se mais no fim da infância.
Eu era aquela miúda que brincava sozinha com "pessoas" invisíveis... E dava-me melhor com adultos.
Tinha o meu problema com a comida e alguma infantilidade à mistura, quando era pequena era Maria rapaz daquelas raparigas que só jogava futebol e gostava de carros. Mas também brincava às bonecas...
As crianças podem ser más sim podem na altura da infância eu brincava sozinha porque ninguém brincava comigo ou dificilmente o fazia, por isso eu inventava histórias sozinha.
Os adultos também não são os melhores, não me importo de contar a minha história de vida, de explicar o porquê de não poder comer quase tudo, etc... Mas as perguntas magoam também, mesmo que me comece a rir. Quando cresces tomas alguma consciência dessa dor... Sei que as pessoas me tratavam de forma diferente dos outros meninos, que era a menina coitadinha que não comia igual aos outros...
Á medida que crescia havia feridas que não saravam devido a esse tratamento diferente, a turma da escola nunca me deu muitos problemas sobre o bullying até chegar ao 10ºano....
Nessa altura mudei de turma e as coisas complicaram-se... Chegaram a ter os professores a defender-me de um grupo de rapazes que me humilhava todas as aulas ou dizendo coisas sobre mim e tirando-me as coisas etc... Cheguei a ouvir insultos, bocas dessas pessoas e sentia-me muito mal com isso. Quis até mudar de escola, mas não o levei avante, nem contei a ninguém eu lá aguentava sozinha e só chorava em casa sozinha também para que ninguém visse que afinal a fortaleza que sou também tem momentos fracos... Cheguei a sofrer de cyberbulying por parte das mesmas pessoas...
Na faculdade a saga continuou quando entras como deficiente e te perguntam onde está a cadeira de rodas... :( Coisas tristes vindas de colegas... Na faculdade eu era o caso a parte da turma quase sempre e cheguei a sofrer na pele os mesmos insultos de sempre... Ser diferente é muito complicado ainda que sejas inteligente e tentes não ligar sempre magoa... No fim do curso as coisas tornaram-se piores quando sai da faculdade por dois meses em Erasmus. Quando voltei tinha a turma toda contra mim fazendo-me a vida negra quando mais precisava da ajuda deles para tentar acompanhar as aulas às quais não fui nesses dois meses, mesmo com os professores sendo impecáveis comigo...
Nem tudo foi mau ao longo da minha vida fiz amigos aqui e ali, alguns bem grandes que me acompanham para a vida... E fui criando o meu grupinho, sim com algumas desilusões como toda a gente tem com as pessoas em quem confiamos...
 Até quando estive a trabalhar sofri de bullying por parte de colegas de trabalho de uma das escolas onde trabalhei, ali era a menina do contra o português mais estranho que já tinham conhecido, conheciam-me muito mal de facto... Enquanto que na outra encontrei uma família fora de casa e pessoas fantásticas que me acolheram como se fosse um espanhol...
Ali ouvi duas frases que me marcaram negativamente uma de uma colega que devia ter uns trinta anos que me disse "Com essa doença o melhor eras ter ficado com os teus pais em Portugal"isto depois de estar ali 8  meses a tentar ensinar português... A outra foi de outra colega que me chamou de louca ou com problemas psiquiátricos... No fim recebia e-mails e mensagens de superiores da escola com insultos de irresponsável quem só faltou duas vezes num ano inteiro por estar com gripe e os níveis altíssimos!

 Esta foi a minha experiência resumida com o bullying... O que aprendi com isto foi que não devemos confiar plenamente nos outros logo, sempre podemos ser desiludidos... Nem todas as pessoas que conhecemos nos conhecem realmente nem sabem o nosso valor... Ainda sou insegura, mas tenho conseguido ter mais segurança gradualmente e consigo adequar o meu eu externo ao interno sem a necessidade do escudo! Porque eu sei o meu valor... Amadureci muito cedo, talvez por isso dava-me melhor com pessoas mais velhas do que eu...
Não tenho preconceito, mas fui vítima dele... Numa sociedade que simplesmente julga sem viver nem conhecer a pessoa, a sua história e as suas dificuldades...
A minha dificuldade com a comida não tem só impacto na hora da refeição todos os dias, estende-se a outros domínios da minha vida, sobretudo social...
A comida é a base de todos os eventos e festividades sociais, é irritante ir a uma festa e não ter nada para ti lá, ou ir a um restaurante e levar a comida na mala. Quando és pequeno dói um pouco sim, mas desvalorizas em adulto as coisas são diferentes... Deixei de ir a algumas festas e eventos sociais como feiras gastronómicas e alguns casamentos porque me incomodava estar ali a ver... É muito complicado lidar com essa dor e não poder fazer nada para mudar isso. Por isso, médico se estiveres a ler isto e tens um paciente como eu, nunca lhe digas que é só a comida, pois a comida condiciona o social e o psicológico sem dares conta disso de forma indireta... A comida é o centro dos convívios nas festas e nos encontros com amigos... Até viajar é complicado para quem come diferente e andar com uma mala atrás só de comida e não poderes ir a metade do mundo por causa dessa mala... Não é só a comida ou a deficiência é tudo! Agora já encaro as coisas de forma mais positiva e natural, ainda que haja momentos em que a dor das feridas passadas pelo Bullying falem sozinhas.
 As palavras e atos podem matar mais do que uma arma ou uma bomba nuclear, levam a pessoa aos poucos a isolar-se e a preferir morrer do que a ser insultada e a sofrer por tanto tempo...
O bullying vai existir sempre na minha vida e nas dos outros que por algum motivo são diferentes... Porque a sociedade julga e muitas vezes de forma negativa...
Cabe-nos a nós vítimas mudar isto e ensinar aos outros que convivem connosco a respeitar as diferenças e a que não se tenham de sentir superiores, mas iguais!

0 comentários:

Enviar um comentário