O que aprendi com o minimalismo

Resultado de imagem para minimalismo.png

Boa noite a todos, sei que não tenho escrito aqui com a mesma regularidade, mas estou na fase final do mestrado e tenho o tempo contado com muita coisa para fazer. 
Sei que não é uma desculpa para deixar o meu cantinho abandonado, mas vou tentar escrever aqui mais vezes...
Hoje quero explicar o que aprendi sendo minimalista, é um estilo de vida que adotei no início deste ano e fez-me ver a vida de uma forma diferente...
1. Comprar em segunda mão:

Já há dois ou três anos que compro coisas em segunda mão, mas com o minimalismo as compras em segunda mão substituiram as compras normais de coisas novas. As lojas vintage, meninas no facebook e instagram tomaram conta das minhas compras e retiraram o lugar das lojas físicas comuns. 
Uso coisas usadas que estavam novas e não mereciam terminar a sua vida ali, as peças que uso têm uma história e eu própria vou continuar a história que elas têm. Até as peças que já não servem para mim são vendidas ou trocadas para continuarem em circulação. Assim, poupo recursos do planeta e encontro coisas originais que não encontrava nas lojas comuns. 


2. Penso mais vezes antes de comprar algo:

Antes de comprar algo vejo se preciso realmente desse artigo, além disso vejo se é do meu estilo e me fica bem (se for roupa), será uma peça que encaixe no meu estilo e que a possa usar várias vezes com looks diferentes. Já não tenho aquele impulso de comprar tudo ou em saldos de comprar algo só porque está barato e que realmente não vou precisar. 

3. Tecidos

Acho que fiquei um pouco exigente com os tecidos das minhas roupas, não procuro tecidos artificiais ou de imitação, prefiro algo natural como o algodão e o linho.

4. Desfazer-me das coisas

Acho que passei da pessoa que guardava tudo à pessoa que já não acumula as coisas. Quando vejo no meu armário ou numa gaveta algo que já não uso ou que nunca usei, tento vestir a peça e ver se descarto logo ela. De vez enquanto faço pequenas limpezas e há sempre algo a descartar para doar ou vender que já não uso.


5. O meu estilo

O minimalismo trouxe a definição do meu estilo real. Desde sempre tive um fascínio pelas coisas mais antigas, o estilo vintage é mesmo o meu estilo. Demorei tempo para defení-lo, demorei tempo em descartar a roupa e acessórios que não se identificavam comigo. Porque o minimalismo fez-me mudar muito e crescer como pessoa, além de descobrir-me a mim mesma.

6. O que gosto mesmo

Acho que o tópico anterior leva a este. Com o minimalismo descobres aquilo que mais gostas realmente que tu tens no teu espaço, deixas de desejar coisas fúteis e dás valor ao que tens e desejas coisas mais concretas e mais relacionadas contigo. Descobres também gostos novos que nem sabias que gostavas, pois vives novas experiências com o minimalismo.


7. Natural

O gosto pela natureza e pelos passeios tornou-se mais forte acompanhado da fotografia. Além disso deixei de usar maquilhagem, gosto de me ver assim sem ela. No máximo posso usar um batom. Com alguma preocupação também com o meio ambiente e com os animais (cruelty free há um ano).


8. Livros

Eu tenho muitos livros físicos, tinha mais antes do destralhe em fevereiro. Como autor e leitor compulsivo comprei um kindle para poder ler imensos livros sem os carregar todos na mochila. A minha biblioteca do kindle tem 90 livros. Deixei de comprar livros físicos, mas não deixei de ler. 
O último que comprei foi na feira do livro da escola em março "O extraordinário" que já tinha visto o filme e lido meio livro no kindle. 


9. As coisas mais simples

Comecei a dar valor às coisas mais simples da vida, ações, gestos e emoções. Acender uma vela enquanto trabalho taz uma sensção de paz inescritivel, um sorriso é um presente maravilhoso. 

10. Tempo

Ganhei tempo, reduzi tarefas nas quais só perdia tempo e não acrescentavam nada na minha vida (a tecnologia e as redes sociais). Gasto tempo sim em atividades que me dão prazer ou em tarefas que preciso de fazer para a minha formação profissional. 


11. Felicidade
Acho que sou mais feliz agora do que antes, ou simplesmente aprendi a viver de outra forma. Aproveitar o tempo e a vida das coisas simples...


12. Amigos de verdade

Com o tempo e com o conhecimento de mim mesma e dos outros comecei a conhecer quem eram as pessoas, coisas, etc. que me rodeavam. Só quis ficar com aquelas que me acrescentavam algo, que me transmitiam boas energias e não as que só criticavam ou invejavam a minha vida com negatividade. 
Apaguei alguns contactos e deixei de seguir pessoas nas minhas redes sociais, porque simplesmente não me davam nada de bom, não me transmitiam a energia positiva que procurava.


13. Momentos

Por fim, os momentos. Estar com os amigos, um passeio ao fim da tarde, ou simplesmente diabular por aí tornaram-se memórias. A vida é feita disso mesmo, de momentos que se tornam memórias mais tarde... Devemos aproveitá-los e criar novas experiências que um dia recordaremos com um sorriso...

Assim, termino o post de hoje. O minimalismo levou-me a viver de outra forma e mais calma. E tu, és minimalista? Conta-me como foi a tua mudança!


0 comentários:

Enviar um comentário