Não ao plástico








Resultado de imagem para plastico en el mar

Esta imagem é um pouco chocante, mas é a realidade de muitos animais que são encontrados mortos devido ao que os seres humanos causam no seu habitat.
Sei que é um assunto muito falado o do plástico e o que causa ele no nosso planeta, mas existem dados e pequenos gestos que poucos sabem e que podem aos poucos mudar o rumo do que está a acontecer ao nosso ambiente, mais precisamente aos nossos mares e oceanos.

Recentemente, foi noticiado a morte de uma baleia por ter engolido vários sacos de plástico e outros objetos feitos do mesmo material, ainda mais recente foi o mar de lixo que foi "encontrado" na República Dominicana, como podemos ver na imagem abaixo:





Resultado de imagem para plastico en el mar republica dominicana 

Isto não é um problema só daquele mar, mas sim um problema de todos. 
Algumas marcas mais conhecidas começaram a preocupar-se com a quantidade de plástico que deitam fora em embalagens e coisas descartáveis. 
Por exemplo, a Starbucks comprometeu-se a reduzir as palhinhas de plástico utilizadas nas bebidas fornecidas aos seus clientes, sendo substituídas por umas feitas de papel.
A Renova fez um papel higiénico que vem embalado numa caixa de cartão do que os tradicionais que vão embalados em plástico. 
Um outro exemplo, é a cadeia de supermercados LIDL deixou de vender sacos de plástico, talheres, copos e pratos descartáveis em toda a sua cadeia portuguesa e alemã, entre outros exemplos…
Mas vocês com pequenos gestos podem reduzir o vosso consumo de plástico e assim diminuir também a vossa pegada ecológica. 
Podem usar copo em vez de palhinha e optar sempre por garrafas de vidro nas bebidas, se queres uma palhinha podes usar uma de bambú ou de inox. 
Podes também usar sacos de rede, pano para os legumes e frutas que compras no supermercado, bem como no transporte das tuas compras em vez dos sacos de plástico.
Podem reutilizar frascos de outros produtos para transportar as bebidas, ou garrafas ecológicas de inox em vez de garrafas de plástico comuns. 
No próximo post irei falar-vos de algumas atitudes que tomei para reduzir a minha pegada ecológica. 
Fiquem com dois vídeos de duas youtubers brasileiras sobre o assunto: 




Também em próximos posts irei mostrar-vos algumas lojas amigas do ambiente portuguesas.






0 comentários:

Enviar um comentário