Mudança de país... Primeiras semanas




Demorei uns dias para poder contar-vos o que senti quando mudei de cidade… Ou melhor de país, mesmo que continue a falar português todos os dias no trabalho… Acredito que não fui colocada aqui por mero acaso…
Á semelhança do que aconteceu em 2015 fui para Espanha como auxiliar de conversação de português, no entanto este ano coloquei como primeira opção a Galiza, mas fiquei colocada de novo na Extremadura.
Este ano fiquei na Extremadura, sendo que o processo este ano foi um pouco confuso, pois o ministério espanhol mudou-me de escola três vezes num espaço de uma semana.
Acabei ficando numa escola de línguas, um tipo de ensino ao qual estava habituada, ainda que eu quisesse voltar a dar aulas a crianças por ser mais lúdico do que com adultos.
No início tinha muito medo de andar na rua sozinha e nos transportes por não conhecer a cidade e ela ser muito maior do que a cidade onde vivía.
Os meus colegas e outros funcionários são muito carinhosos comigo e fazem-me sentir bem aqui como se estivesse em casa e falo português com eles e com os alunos.
Aprendi também um pouco de italiano e de inglês com os outros professores.
Perdi-me inúmeras vezes, ainda que houvesse sempre pessoas simpáticas na rua que me explicassem o caminho para o trabalho e para casa, a primeira semana foi marcada por alguma falta de orientação, transportes e problemas de "gente crescida" para se resolver.
É tudo diferente aqui, tenho de ir a caminhar até ao trabalho ou metade de autocarro. Não tem horários nas paragens como nós temos nem no autocarro diz "Próxima parada: …." o que torna as coisas mais complicadas para quem não conhece a cidade.
Ainda acredito que não fui colocada nesta escola nem nesta cidade pelo acaso, algo me diz que aqui ainda terei muito que viver e aprender! Tentar superar-me de alguma forma todos os dias.
Agora sinto que aqui serei muito feliz, pois cada canto da cidade é simplesmente um encanto...

0 comentários:

Enviar um comentário