Compras zero waste







Resultado de imagem para ecológicas


Boa noite a todos, este post é com as compras ecológicas que fiz no início do ano em algumas empresas portuguesas. 

A primeira é a Maria Granel em Lisboa, mas fiz uma encomenda online. Adorei a rapidez e a simpatia da Maria que ajudou-me a escolher os produtos mais indicados para as minhas necessidades de zero waste. A minha cozinha era um problema com as esponjas de limpeza da louça e procurei outras alternativas à esponja tradicional.
Precisava também de mais saquinhos para comprar legumes porque os que eu tinha não eram suficientes para a quantidade de legumes, azeitonas, frutas e especiarias que comprava.
Adorei a forma como veio embalada tudo era ecológico até a fita cola de papel, aproveitei a caixa para organizar os meus panos e guardanapos de pano na cozinha. 

Veio uma escova para a louça e a sua recarga, bem como um escovilhão para garrafas (uso imenso garrafas de vidro para levar o meu leite) e uma escova para frigideiras e panelas que não as risca. Uso também essa de frigideira na bimby. Veio bem embrulhado uma pasta de dentes para gengivas sensíveis de gengibre. Eu gostei dela, demorei um pouco a habituar-me ao sabor dela. E os meus dentes sangraram com ela, mas isso acontece com qualquer pasta de dentes.
Recomendo muito e uso todos os dias tudo isso e ainda não tive de mudar a escovinha nem ganharam humidade.

 Esta segunda lojinha é uma menina de Coimbra  (Verde Naif) que faz coisas artesanais. Andava a namorar este kit personalizado desde do Natal, mas na altura eu estava fora de Portugal e esgotou. Comprei depois do Natal com o dinheiro dado pela minha tia. Vem um sabão natural de corpo (muito hidratante e cheiroso), um champô sólido (eu adorei o meu cabelo ficou limpo, nutrido e nada oleoso), bem como um desodorizante maravilhoso.
No plástico bolha veio um óleo de corpo que ainda não pude experimentar porque ainda não terminei o meu creme de corpo da bioten. Amei todo o kit ele ainda tinha uns sais de banho, mas eu pedi sem ele porque eu não uso.

 

Por fim, eu comprei finalmente os pensos reutilizáveis da Panos da Vera   no início estava com algum receio de não me habituar, ou até de correr mal. Eu mudei para o copo mestrual há quase dois anos. O meu problema com os pensos normais descartáveis é que vazava sempre e acabava por usar vários uns em cima dos outros, era desconfortável e cheguei a fazer alergia. 
 Com o copinho o momento do período é mais tranquilo. Mas continuo a ter vazamento em alguns dias do periodo e trocava muitas vezes o copo, colocava direito e não entendi qual era o problema. Comprei estes da Vera porque gostei dos padrões deles e também por recomendação de várias meninas de grupos zero waste, além de serem mais económicos estes dois conjuntos do que os que já vi por aí. 
O conjunto mais escuro é higiénico e tem uma película impermeável, não é grande, não vaza nem foge na cueca. Usei em quase todos os dias do período incluindo à noite. 
Os mais claros são diários e não tem impermeabilidade, mas aguenta o sangue muito bem. Usei estes no primeiro, segundo e últimos dia do período o fluxo era menor. 
Para lavar eu tirava o penso e metia numa bacia com água fria e detergente da roupa normal e deixava de molho durante a noite. De manhã colocava a secar na casa de banho, depois de ter passado por água ou ao sol.
Achei muito confortável e prático e usava dois por dia mais ou menos. Não usei em conjunto com o copinho, mas sim sozinhos. Adorei e já não quero outra coisa. Nenhum ficou manchado com este método de lavagem e no último dia eu juntei todos na lavagem da roupa da semana e ficaram como novos!
Mais tarde irei comprar outro kit dos higiénicos por percalção. 
Beijinhos

0 comentários:

Enviar um comentário