Passaram-se uns meses desde que cheguei a ti


Faltam poucos meses para terminar o contrato de trabalho e assim termina a minha experiência por Badajoz, terras do Guadiana… Talvez seja a altura certa para reviver as experiências que tive desde do primeiro dia em que te vi Badajoz…

No início senti-me muitas vezes perdida, não sabia onde ficavam as coisas e algumas vezes nem o caminho de volta à escola e ao trabalho. O autocarro era um bicho de sete cabeças pela falta de horários nas paragens… Eles só têm a hora que passa em cada ponta da linha e não têm o nome das paragens lá escrito nem no autocarro (agora já têm). O meu melhor amigo o google maps e o moovit que me safavam quando não sabia como chegar  a qualquer lugar.
No trabalho depois de me mudarem de lugar algumas vezes antes de chegar, perdi-me no primeiro dia porque não sabia que trabalhava do outro lado da cidade a 5km de casa. Fui bem recebida pelos novos colegas tanto do meu departamento como dos outros. Os meses foram passando e eu fui te descobrindo à medida que esse tempo passava. Conheci pessoas umas de longe outras de perto, umas ficaram, outras vinham só de passagem… Reencontrei um amigo que já não o via desde 2015 e fiquei feliz por vê-lo realizado, por ter encontrado o seu caminho… Com o tempo fui conhecendo lugares novos em ti, já não era só o trajeto casa-trabalho, trabalho-casa, fui descobrindo museus, monumentos, parques e o Rio que me apaixonou logo no primeiro dia ao cruzar a ponte quando cheguei a ti…
Com esse tempo fui fazendo amigos no trabalho, mas também descobrindo quem eram as pessoas na realidade que trabalham comigo, em quem poderia confiar e em quem não. Aprendi muito, cresci como professora conhecendo mais os alunos e a minha vocação, conhecendo novas estratégias e materiais cada vez mais criativos para usar nas minhas aulas. Aprendendo com dois grandes mestres que através do seu exemplo e dos seus conselhos pude melhorar como professora de língua estrangeira. Mas também aprendi a como não se fazer as coisas… Nestas aventuras tive alguns companheiros que tal como eu foram para longe da família ajudar nas aulas de língua estrangeira, sei que o nosso papel é fulcral para aproximar os alunos da realidade e da cultura da língua que estudam, mas há pessoas que não deram conta disso… Em ti perdi-me e encontrei-me inúmeras vezes! Encontrei-me como pessoa, superei-me e caí imensas vezes… Conheci as minhas fraquezas e houve momentos em que superei as dificuldades que a vida e o tempo me puseram enquanto vivia em ti.
Muitas vezes senti medo, angústia e solidão nas noites frias… Sentia a necessidade de ligar aos amigos que deixei em Portugal em busca de alento… O tempo e a mistura de sensações e sentimentos marcaram a minha vida em ti. Houve dias em que queria simplesmente pegar nas malas e voltar para casa, tudo aquilo que estava a fazer tinha deixado de ter sentido. Mais tarde, lembrei-me do porquê de ter vindo, para ser independente, para encontrar um trabalho que me apaixone, para ser eu mesma… Assim fiz, recomecei do zero e construí a imagem de quem queria ser que em casa não o podia ser…. A academia, aquelas quatro horas que no primeiro dia de março pareciam intermináveis! Agora, são a motivação de continuar toda a semana a trabalhar e chegar aquele dia e ter essas 4h tão proveitosas que fazem com que a semana tenha valido a pena. Tu mudaste-me para uma versão melhor, mais adulta e madura… Fizeste uma atualização em mim… No fim ficarão as lições, os momentos e as pessoas que marcaram estes meses que vivi, aprendi e me perdi em ti… Obrigada!


0 comentários:

Enviar um comentário