Não quero viver a vida através de um ecrã

Depois de ter visto o vídeo do Poder da Gravata, pensei que deveria refletir sobre este tema da dependência da tecnologia e das redes sociais…
Há uns tempos para cá que tenho usado as minhas redes sociais de forma mais consciente, sigo aquilo que me traz algo e adiciono só as pessoas que conheço e com quem falo com alguma regularidade…
Pensei em acabar com a minha conta no instagram é onde passo mais tempo e que não me traz nada de novo… Só que para isso tenho feito o upload das fotografias que publiquei e quero ficar com as mesmas.
As pessoas estão muito dependentes das redes sociais, do que as pessoas pensam… Se aquela foto tem mais likes do que a que publiquei ontem! Se as notícias só correm pelas redes sociais! Se quero saber da vida de alguém, basta uns cliques no Facebook ou no instagram para a encontrar e saber que é feito dela!


Entendo que as redes sociais foram feitas para a difusão da comunicação e informação, para reencontrar as pessoas que já não víamos à anos… Para comunicar com aquela pessoa que está longe, mas agora está a ser um espelho "feliz" das nossas vidas… As publicações são imensas a cada segundo, minuto, hora… Revivemos o momento através de uma câmara, uma imagem, um feed. Deixamos de estar "realmente" presentes na realidade, no agora!
Cada momento ou acontecimento passa a ser a "desculpa" para se publicar algo numa rede social… Pensamos que a vida dessas pessoas que nos aparecem no feed são perfeitas e a nossa é horrível. Onde é que este efeito é positivo? Será que as redes sociais foram feitas para que as pessoas se sintam mal e não gostem delas mesmas ou das suas vidas? Será que o que vemos é totalmente verdade?
As pessoas tornam-se mais solitárias nas redes, ocultam traços da sua personalidade por medo do que os outros vão pensar! Escondem-se no ecrã do computador ou do telemóvel e deixam de viver!
Passam somente a existência! Não é o número de seguidores ou amigos que nos torna populares, é sim quais desses 1000 amigos ou 2000 estão lá realmente nos momentos maus que não publicamos.
Achas que vale a pena ter tantos amigos, ser instapopular, ver conteúdos e seguir pessoas que te deixam triste contigo mesmo?
Pensa bem antes de seguir aquela youtuber famosa, Será que ela é mesmo assim? Será que ela tem tudo a haver contigo? Será que o conteúdo dela te traz algo de bom para a tua vida?
Deixei de seguir imensas pessoas que não me traziam nada de positivo para a minha vida, que os vídeos ou o conteúdo que elas publicavam já não me dizia nada…
Não sou popular nas redes sociais e depois?! Os amigos que tenho na realidade podem ser os dedos que tenho nas mãos e nos pés, mas quando algo bom ou mau acontece estarão lá para me apoiar, para me darem lições, para se zangarem comigo se for preciso…
Não quero passar a vida detrás de um ecrã, quero sim sair! Sair, viver! Ver o sol com os meus olhos, sentir o vento e o cheiro da relva húmida. Sentir a chuva no meu rosto, ouvir as pessoas que passam ao meu lado na rua! Construir memórias!
Sei a utilidade das tecnologias no meu dia a dia e como professora as uso imenso, mas não podemos viver somente para eles. Devemos viver para além do ecrã de computador ou do telemóvel.
Porque somos humanos e não robôs… Somos mais do que dependentes da tecnologia. Nós a criámos para nos facilitar a vida e não dependemos dela para viver a vida!
Por isso, vai às tuas redes sociais, olha para elas com o olhar crítico… O que vês o que te transmite? Devo apagar e deixar de seguir esta pessoa? Sim ou não? Há muito para se ver lá fora, muito mais do que a internet te pode mostrar num simples ecrã!

0 comentários:

Enviar um comentário