O que aprendi tornando-me minimalista...

Resultado de imagem para minimalismo estilo de vida 
Hoje trago-vos o que aprendi quando me tornei minimalista.

1. O meu próprio estilo

Com esta mudança para um estilo minimalista desfiz-me de muita roupa que não se identificava comigo e acabei encontrando o meu próprio estilo mais para o lado vintage. Alguma da roupa que adquiri foi em segunda mão, quer em grupos online, quer em lojas físicas.
Foi a primeira vez na minha vida que consegui montar o meu guarda-roupa à minha maneira sem influências de amigos ou de familiares. Aquilo que tenho é o que gosto e preciso. Pouco mais me falta de roupa. Aí vi que a maioria da minha roupa são camisas, calças, sapatos, vestidos e casacos. Tenho dois pares de botas e de sapatilhas, umas pantufas e uns chinelos. Não preciso de mais e carteiras tenho 3 pequenas, uma mochila e duas médias e basta-me!

2. Aceitar-me a mim mesma

Com o tempo senti que tinha coisas que eu não precisava porque o meu corpo ou a minha pele não precisavam. Por exemplo, sapatos de salto alto e saia que eu deixei de usar porque não me sentia bem usando-as, só usava porque eu gostava de ver nas outras mulheres, ou porque os rapazes diziam que uma mulher deve ir assim vestida. Mas ambos não se enquadram em mim, gosto mais de sapatos baixos e de calças e vestidos.
Aceitei a minha baixeza esta altura de pouco mais de metro e meio. Também tinha várias maquilhagens que eu não usava e outra que eu esquecia que tinha na gaveta. Fiz uma limpeza nas maquilhagens como disse aqui, mas também me deixa livre de não usar maquilhagem na maioria dos dias e deixei a base e o corretor de lado porque não sinto necessidade.

3. Viver com menos coisas

 Não precisamos de viver rodeados de objetos que invadem o nosso ambiente de forma descontrolada e não agregam qualquer valor à nossa vida. Conseguimos viver com o justo porque nem tudo o que temos precisamos. O mais valoroso são os momentos, as memórias e as pessoas. Isso são as coisas que ficam e não os objetos. Encontra aquelas coisas que são tão importantes para ti que não consegues viver sem elas.

4. Gosto de velas 

Descobri que gosto de velas pelos aromas delas que me acalmam nos momentos a sós comigo mesma. Até pedi velas pelo Natal. É criar memórias boas e novos momentos calmos.

5. Adoro ler

Tenho demasiados livros... Livrei-me de alguns que doei a uma escola da zona de onde vivo. Mas queria continuar a adquirir livros, mas não tenho espaço. Por isso quero adquirir um leitor de ebooks para poder levá-los para todo o lado sem levar imenso peso.

6. Reconciliar com o passado

Tive que rever as recordações físicas e materiais que mais significavam para mim e essas ficavam, as outras como papéis que escrevi e assim decidi deixar na reciclagem. Além de objetos arrumei também os pensamentos, emoções e sentimentos para com os outros e situações.

7. Relacionamentos tóxicos

O minimalismo não é só termos materiais, também têm relação com outros aspetos da vida como as relações que estabeleces com os outros. Nem sempre essas relações são boas e te trazem algo mais e melhor para a tua vida, mas existe alguma resistência em separarmo-nos delas. Por isso mudei a conta do facebook e foram transferidos só as amizades que para mim eram significantes. Essas amizades significantes são aquelas que preenchem a tua vida com pessoas genuínas.

8. Não me interessa o que os outros pensam de mim

 Quando falamos de opiniões sobre ti mesmo tens de diferenciar aquelas que para ti são importantes e aquelas que simplesmente não deves dar ouvidos. A opinião mais importante que deves ter em conta é aquela que tens sobre ti mesmo, só tu te conheces melhor a ti que ninguém. A seguir haverá algumas pessoas importantes para ti em que a sua opinião te interessa, ainda que a última palavra seja sempre a tua. Os desconhecidos têm a mania de se meterem na vida alheia, mas como não nos conhecem a sua opinião nem deve ter tida em conta. Faz o que quiseres e sê tu mesmo acima de tudo e de todos!

9. Compras racionais

Antes eu comprava qualquer coisa que eu gostava no momento, ou porque estava em promoção e acabava por não usar. Agora só compro o que realmente necessito e quando preciso procuro um preço simpático. Já não compro coisas para testar ou só porque toda a gente tem eu também tenha de a ter. A coisa deve ser primeiro necessária para mim e depois deve encaixar no meu estilo ou nas coisas que costumo usar no meu dia-a-dia.

10. Fazer coisas naturais e caseiras

Algumas coisas que eu comprava para usar na minha higiene, ou no meu cuidado de pele ou cabelos deixei de comprar. Em vez de comprar faço em casa, é mais natural e caseiro para a minha pele sensível e mista. Algumas coisas comuns podem ser criadas em casa com ingredientes simples e variados. É completamente diferente porque a pele se adapta ao que é natural e não à quantidade exagerada de químicos presentes em coisas tão do quotidiano como uma pasta de dentes.

11. Simplicidade tecnológica

Há um momento da nossa vida em que nos damos conta do tempo que gastamos agarrados à tecnologia. O meu objetivo é reduzir o tempo em que estou conectada às redes sociais e agarrada ao computador e ao telemóvel. Para o bem da minha saúde e da minha vida e criar mais experiências e mais contacto com a natureza.

12. Sigo quem me traz algo bom para a minha vida

Muitos de nós têm pessoas que nos inspiram e seguimos tanto nas redes sociais como no youtube, mas será que elas nos inspiram para algo de bom, nós nos identificamos com eles? Ou seguimos somente por ser famoso. Eu fiz uma limpeza nas pessoas que eu seguia tanto no facebook como no youtube para deixar aquelas pessoas que eu me identificava de alguma forma e até poderia não ser tão famoso. Assim como os grupos de facebook que eram demasiados e alguns só traziam chatices.

13. Sou dona de mim mesma e da minha vida

Um dia alguém muito importante para mim me disse "só tu é que tens a chave da tua felicidade e mais ninguém!" e com toda a razão de que sou eu que comando a minha vida. Ninguém pode mandar em ti por qualquer motivo se és maior e vacinada. A vida és tu que a constróis todos os dias, és tu que escolhes o rumo dela através das tuas ações. E tens sempre a opção de dizer não a algo.

14. Preocupação com o ambiente e os animais

Comecei em março esta caminhada de mudar todos os produtos que usava para marcas que não testem em animais. Neste momento já alcancei esse feito, mas alguns produtos já nem são comprados se não feitos por mim mesma em casa.

15. Controlo da ansiedade, ou extinção dela

A ansiedade tem uma ligação com o ambiente que nos rodeia, quando está atafulhado de coisas e tudo desarrumado traz-nos mais ansiedade. Quando se inicia esta caminhada pelo minimalismo vejo uma redução drástica da ansiedade que sentimos. Eu tinha grandes problemas com a ansiedade e cheguei a estar medicada. Passado uns meses deixei a medicação e consigo controlar a ansiedade de uma forma mais natural, sem medicamentos.


0 comentários:

Enviar um comentário